Quando o aluno tem rendimento insatisfatório é comum a pais e escola procurarem por um “culpado”. Nesse caso, buscar por um culpado não soluciona o problema, mas a integração entre ambos pode beneficiar a todos. A ação principal da família e escola é entender suas responsabilidades no processo educacional e estabelecer um diálogo eficaz.
Assim, de forma objetiva, podemos dizer que a ESCOLA precisa:
- Esclarecer aos pais a proposta pedagógica escolar;
- Cumprir a proposta com atitudes coerentes em seu dia a dia;
- Valorizar os profissionais de cada área de atuação e investir em capacitações periódicas;
- Oferecer diferentes métodos de explicações e ensino de maneira que o aluno não se sinta incapaz.
- Ouvir as opiniões dos pais;
A FAMÍLIA precisa:
- Aceitar as propostas da escola;
- Conhecer os profissionais envolvidos no processo escolar;
- Confiar na instituição escolhida;
- Apoiar os filhos nas atividades escolares sem assumir as responsabilidades atribuídas aos estudantes. Como exemplo, realizar as tarefas de casa.
- Participar das atividades propostas pela escola, tanto em reuniões quanto em eventos.
Com as relações estabelecidas, compreendidas e fortalecidas, o sucesso é garantido. O alvo principal desse processo, o aluno, ao sentir-se apoiado em suas buscas e necessidades terá melhoria no desempenho acadêmico. A convicção de ser considerado é um ingrediente importante para o seu desenvolvimento pleno.
Comentários