Escolha uma Página

Um dia desses acessei um ambiente wiki que me chamou a atenção: o Wiki How. Para quem ainda não conhece os ambientes wikis, vale uma explicação resumida da própria Wikipédia: Os termos wiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo. As wikis nasceram no ano de 1993-1994, a partir do trabalho de Ward Cunningham. O termo wiki wiki significa “extremamente rápido” no idioma havaiano. Este software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo seja revisto antes da sua publicação.

O que faz o wiki tão diferente das outras páginas da internet é certamente o fato de poder ser editado pelos usuários que por ele navegam. É possível corrigir erros, complementar ideias e inserir novas informações. Assim, o conteúdo de um artigo se atualiza graças à coletividade. Os problemas que se podem encontrar em wikis são artigos feitos por pessoas que nem sempre são especialistas no assunto. Porém, o intuito é, justamente, que a página acabe por ser editada por alguém com mais conhecimentos.” (Adaptado de:. Acesso em: 10 fev. 2014.) A política de trabalho do Wiki How, apresentada na página inicial, é: “Queremos ajudar o mundo inteiro a aprender como fazer qualquer coisa. Junte-se a nós.” E à direita da mesma página, há as opções para se navegar por categorias. Se acessarmos a categoria “Educação e Comunicação”, dez subcategorias se apresentam e entre elas a que nos interessa agora: “Leitura e redação”.

Como as instruções são do tipo passo a passo, é possível ver muitas de nossas necessidades textuais contempladas por essas orientações colaborativas. Alguém talvez pergunte: “É um começo?”, “Dá pra ter uma ideia do texto que preciso escrever?”. Eu diria que é um plano de escrita, com orientação passo a passo. É possível planejar a escrita de gêneros mais técnicos ou parte deles, como um relatório, um comunicado de imprensa, um discurso de agradecimento, uma carta pedindo patrocínio, o endereçamento em um envelope, etc. Também é possível encontrar orientações para gêneros acadêmicos: como editar ou revisar uma redação ou trabalho escolar; como fazer uma dissertação, um texto expositivo, um ensaio ou parte de textos, como um tópico frasal, um sumário, etc. Se a sua necessidade é mais literária, há orientações para a escrita de poesia, conto, limerique, romance gráfico e outros. E mais: se você quer melhorar sua compreensão textual, praticar leitura dinâmica, há técnicas para isso também. No primeiro contato com o Wiki How, comece abrindo e explorando a página da web, mas depois amplie para consultas manuais e livros específicos que detalhem a orientação para o aprofundamento que precisa. Para escrever qualquer texto bem e rápido, entre os mais usuais, o Wiki How é uma boa pedida. Para orientar sobre técnicas específicas, cito do Wiki How, o passo a passo “Como começar um parágrafo”. Veja o que ele apresenta:

  • o conceito de um parágrafo;
  • o guia para a construção;
  • a necessidade de um tópico frasal;
  • o desenvolvimento, a conclusão e a revisão do parágrafo.

Para complementar essa aula, pode-se abrir outra, no próprio Wiki How, “Como escrever um bom tópico frasal”, que apresentará, por sua vez:

  • a necessidade da exposição da ideia principal do parágrafo de modo claro, seguido de uma opinião;
  • o esclarecimento das intenções sem apresentá-las explicitamente;
  • a necessidade de atrair a atenção do leitor para que ele faça perguntas mentalmente, tendo as respostas no texto;
  • o uso de detalhamentos;
  • o efeito de perguntas retóricas;
  • a importância de ser objetivo, breve;
  • a afirmação de uma crença ou de um pensamento que possa ser reforçado através de evidências concretas;
  • dicas gerais.

Como as fontes e citações remetem você a links americanos, é preciso ter acesso a obras em língua portuguesa sobre o mesmo assunto. Sugiro os seguintes capítulos de duas delas: Capítulo 6, “Estruturando o parágrafo”, do livro Roteiro de redação: lendo e argumentando (Coord. Antonio Carlos Viana). Esse capítulo, a partir de um texto argumentativo, apresenta exemplos de parágrafos com estrutura simples: por retomada da palavra-chave, por encadeamento, por divisão, por recorte e por salto. Há os parágrafos com estruturas mistas, em que se misturam duas dessas técnicas como a retomada da palavra–chave mais o encadeamento. Capítulo 9, “Parágrafo: tópico de parágrafo e desenvolvimento”, do livro Curso de Redação (Antônio Suarez Abreu). Nesse capítulo, Abreu simplifica as orientações de Garcia (Comunicação em Prosa Moderna, p. 188) quanto à elaboração dos tópicos frasais. Reconhece os seguintes tipos: por declaração inicial, por alusão histórica, por interrogação, por omissão de dados identificadores. Relembra ainda que, para certos tipos de textos, como os argumentativos, há desenvolvimentos de parágrafos mais adequados. Se o tópico frasal for por declaração inicial, em textos argumentativos, poderá ser desenvolvido por detalhes, por definição, por exemplo específico, por fundamentação da proposição ou por comparação. Se você ainda quiser algo mais detalhado, recorra, então, à obra Comunicação em Prosa Moderna, de Othon M. Garcia. É isso aí! Explore “Leitura e Redação” no Wiki How, e siga seus mentores no Google +. Recomende a seus alunos. Vamos escrever mais e melhor.

 

Fonte: Revista CPB Educacional – 1º semestre 2014.
Imagem: Stillkost/Fotolia