1. Justificativa
As atividades na brinquedoteca irão variar de acordo com a idade e o interesse de cada criança. No caso de crianças entre 2 e 6 anos, a atividade lúdica adquire prioritariamente caráter simbólico e egocêntrico.
Os jogos com regras demandam um clima de respeito e ajuda mútua entre as crianças e seus educadores, de maneira que compreendam que ganhar e perder está associado a competências, habilidades, capacidades de atenção e compreensão das próprias regras que podem ser aprendidas e não são inatas.
Dessa forma, a brinquedoteca será organizada por cantos, contendo materiais específicos para as brincadeiras de faz de conta, jogos de construção, oficinas de brinquedos, jogos de regras e brincadeiras antigas.
O gerenciamento desse espaço ficará sob a responsabilidade das crianças de educação infantil.
2. Operacionalização
- Conversa com as crianças sobre a brinquedoteca.
- Visita a uma brinquedoteca.
- Escolha do local para a arrumação da brinquedoteca.
- Campanha em toda a escola para aquisição dos brinquedos para a brinquedoteca.
- Aquisição de sucatas para a oficina de brinquedoteca.
- Construção de brinquedos.
- Arrumação dos cantos da brinquedoteca.
- Formação de uma comissão para discussão sobre o funcionamento da brinquedoteca.
- Construção de regras de funcionamento da brinquedoteca.
- Apresentação mensal da programação da brinquedoteca (vivência de conteúdos e calendário escolar).
- Exposição do cronograma de atividades, durante o processo de construção do espaço específico para a brinquedoteca.
- Aquisição de brinquedos para brinquedoteca, por meio de poupança feita pelas turmas, com registros e cálculos periódicos dos valores obtidos.
- Preparação e divulgação do evento de inauguração da brinquedoteca.
Recursos:
- audiovisuais;
- brinquedos;
- sucatas;
- trajes de fantasias;
- cenários;
- papéis diversos – cartolinas, celofane, lustre, camurça;
- tesoura e cola;
- quebra-cabeças – letras, bichos;
- revistas e jornais;
- livros de literatura infantil.
3. Resultados esperados
A realização deste projeto da brinquedoteca acontecerá com base em três aspectos:
Funcionamento: compatibilização do que foi definido pela comissão com o que está sendo concretizado.
Satisfação dos usuários: Verificação por meio da observação das crianças nesse espaço.
Plenária bimestral com todos os alunos para críticas e acolhimento de sugestões.
Comentários