Escolha uma Página

O planejamento é uma ferramenta essencial para pessoas que querem obter sucesso em seus empreendimentos e alcançar os objetivos propostos. Na área pessoal ou profissional, estamos sempre traçando planos. O assunto que abordaremos não é nenhuma novidade, é uma reflexão sobre as vantagens do planejamento.

Em relação ao tempo, há três tipos de planejamento: a curto, a médio e a longo prazo. O planejamento a curto prazo envolve decisões e planos que precisam ser tomados diariamente, semanalmente, geralmente relacionados a questões de rotina. O planejamento a médio prazo abrange o ano todo. É a agenda semestral e anual, com pelo menos o “rascunho” ou idéia principal do que se pretende fazer no decorrer do período.

É uma prévia dos custos e dos recursos humanos e materiais envolvidos. Inclui datas comemorativas, reuniões, férias e os mais diversos eventos que acontecem na escola. O planejamento a longo prazo, como o próprio nome diz, envolve muito mais tempo, são planos para cinco anos ou mais. Nele podem ser incluídos projetos de ampliação da infra-estrutura, grandes reformas, investimentos de grande porte, acréscimo de novas turmas. É o tipo de ação que envolve riscos e uma soma considerável de capital.

Muito bem, pense na sua escola. Há um planejamento diário, semanal, mensal? Todas as tarefas estão incluídas? Elas podem ser otimizadas? Cada “departamento” deve ter seu próprio planejamento. Quando falta algum tipo de material, ele é comprado no “mercadinho da esquina” ou em quantidade, com melhor preço, depois de uma cotação? Se um professor avisa que vai faltar em cima da hora, os alunos são dispensados, há um substituto disponível ou é o “monitor” que assume? Imprevistos sempre acontecem, um bom planejamento, em todos os setores, ajuda a minimizá-los.

A médio prazo temos as providências que devem ser tomadas em relação aos eventos, campanhas de matrícula, estratégias de marketing, excursões, cotações, aquisição de móveis ou equipamentos, orçamentos, compras, manutenção e etc. Em suma, se houver necessidade, qualquer atividade da escola, planejada e programada com antecedência, pode ser incluída, excluída ou alterada, sem que haja prejuízo, principalmente financeiro. A premissa também é válida para o quadro de funcionários. Aumentando o número de alunos, possivelmente haverá contratações, se ocorrer o contrário… Um bom planejamento ajuda o administrador a minimizar todos esses efeitos. Dependendo da circunstância, eles podem até ser previstos e evitados. Portanto, compare os resultados obtidos. Você atingiu seus objetivos? Identificou alguma falha no processo? Se necessário, refaça e aprimore seu planejamento. A idéia é melhorar sempre, buscar a excelência.

 

Imagem: Maxim Kazmin /Fotolia